o livro leva o leitor em uma expedição cada vez mais profunda na floresta tropical do congo, — embora não explícito na leitura — à medida que a viagem mergulha cada vez mais fundo "na alma humana", chegando ao horror a que um ser humano pode ser submetido e submeter outro.
trata-se de um livro com poucas páginas, mas isso não significa que seja uma leitura rápida. é denso, bastante descritivo e adjetivado.
leitura atenta. digestão lenta.
é o tipo de livro que fica reverberando por muito tempo após a leitura.
é também o tipo de livro que cresce na releitura, pois, após superar os obstáculos de conhecer a trama e se adaptar à escrita poética de Conrad, o leitor pode gastar mais tempo nas questões mais relevantes que o livro propõe.
recomendo pesquisar, no mínimo, o contexto histórico do livro, como as grandes navegações, o imperialismo europeu, o rei leopoldo II e seu domínio sobre o congo, o que enriquecerá a leitura e dará dimensão e profundidade à obra de conrad. mas, sem dúvidas há outros desdobramentos relacionados ao livro e ao autor que podem ser explorados.
a edição lida, foi essa da darkside:
trata-se de um belíssimo exemplar de capa dura, com excelente diagramação, páginas amarelas e fita marcadora, tornando a leitura muito confortável. as cores, ilustrações e todos os aspectos estéticos do livro são bastante atraentes. recomendo fortemente esta edição, e, portanto, coloco o link para a compra abaixo:
https://amzn.to/3AyMv29
ah, também fiz uma resenha sobre este livro em meu canal no YouTube. colocarei o link abaixo, caso queira uma resenha para ver e ouvir:
se você leu até aqui e apreciou o texto, deixe seu like pra eu saber que você gostou.
fique à vontade para comentar, dessa forma podemos interagir ; )
um abraço, um beijo na bochecha e até a próxima!
obs: o vídeo foi gravado antes da leitura de cultura e imperialismo - edward W. said. livro que cita o coração das trevas e me fez ver a obra por um outro ângulo, além de ter aprofundado minha consciência política de forma geral.
👏👏👏👏👏👏👏